Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/farmacia/public_html/noticias.php on line 3
:: Santé Farmácia de Manipulação ::

Notícias da Santé para você!



COMO ELIMINAR O COLESTEROL RUIM
21 de agosto de 2014

CLIQUE EM NOTICIAS E LEIA O INFORMATIVO NA INTEGRA.


ELIMINE O COLESTEROL RUIM
14 de agosto de 2014

O colesterol elevado é uma das grandes preocupações da atualidade na saúde pública, pois em decorrência dele surgem diversas outras doenças, como as do coração. Porém existem óleos que podem ajudar a reduzir esses níveis, além de trazer muitos benefícios ao organismo. São os famosos “ômegas”.

Ômega-3 e ômega-6

O maior beneficio que o ômega-3 e o ômega-6 trazem é a diminuição do LDL-colesterol, conhecido como “colesterol ruim”, e dos triglicerídeos e o aumento do HDL-colesterol,  conhecido como “colesterol bom”.

Outras vantagens do consumo desses óleos

  • Prevenção da hipertensão arterial e trombose;
  • Prevenção do diabetes tipo 2;
  • Redução do risco de doenças cardíacas;
  • Ação antiinflmatória;
  • Desenvolvimento do sistema nervoso e retina;
  • Desenvolvimento neurológico do feto durante a gestação;
  • Melhora dos níveis de concentração em crianças e adolescentes em idade escolar;
  • Prevenção do aparecimento de depressão em adultos;
  • E melhora do humor!

Fontes de ômega

ômega-3 é encontrado em alguns vegetais como rúcula e espinafre, em algumas sementes como a linhaça, a chia, em peixes de água fria como atum, salmão, sardinha e cavala e em óleos vegetais como o de soja, canola, coco e o azeite de oliva.

ômega-6 é encontrado principalmente em óleos vegetais, ovos e sementes como a linhaça.

Dicas Importantes

  • Para melhores resultados é importante a redução do consumo de gorduras saturadas e trans, são gorduras encontradas em frituras, carnes gordas, queijos amarelos, e principalmente em alimentos industrializados, que apresentam grande quantidade dessas gorduras;
  • Os óleos ômega-3 e 6 são saudáveis, mas não devem ser consumidos em excesso, a recomendação diária média de ômega-3 é de 1,6g para homens e 1,1g para mulheres;
  • A recomendação diária de ômega-6 é de 17g para homens e 12g para mulheres, lembrando sempre que essas recomendações são para pessoas adultas e saudáveis;
  • O azeite de oliva é uma ótima fonte dos “ômegas”, mas deve ser utilizado em tempero de saladas e outras formas de preparação sem aquecimentos, pois quando aquecido ele pode perder suas propriedades;
  • Castanhas, nozes, amêndoas e outras sementes oleaginosas são saudáveis, porem muito calóricas e devem ser consumidas em poucas quantidades;
  • Lembrando sempre que um nutricionista pode indicar a dose correta de ômega 3 e 6 para a melhora de sua saúde, além de uma dieta balanceada e rica em vários nutrientes para a manutenção de sua saúde.